A SOS Esperança e Vida é uma Organização da Sociedade Civil fundada em 1997 com a finalidade de atender a população envolvida com uso abusivo de substâncias psicoativas e seus familiares. Nossa atuação é majoritariamente com a população de Vinhedo e de cidades vizinhas.
O usuário compulsivo de substâncias psicoativas (drogas) no curso de sua vida acumula prejuízos de toda a ordem e cria situações de vulnerabilidade social, psicológica e financeira envolvendo suas famílias, amigos, trabalho, relações comunitárias, entre outros.
Acompanhamos em diversos processos terapêuticos o indivíduo doente e sua família.
O enfoque de nosso trabalho é o atendimento ambulatorial onde são utilizadas estratégias terapêuticas que respeita os princípios éticos e a originalidade de cada pessoa e sistema familiar.
O acolhimento, as terapias, as avaliações, o envolvimento das famílias, da rede de atenção psicossocial caracterizam e integram o chamado plano terapêutico personalizado.
O referido plano é estabelecido em reunião semanal de equipe, onde são definidas as estratégias e abordagens terapêuticas que serão utilizadas em cada caso.
O tratamento pode se desenvolver a médio ou a longo prazo, visto tratarmos de doença crônica.
O envolvimento e tratamento da família são fundamentais e decisivos para o sucesso do plano terapêutico. É através do atendimento familiar que os mesmos passam a ter um local de escuta e cuidados para lidar com a angústia e sofrimento provocado pela drogadição. O atendimento à família inclui crianças a partir de 4 anos, adolescentes e adultos, que convivam com a problemática.
Nosso serviço oferece atenção nas áreas da psicologia, assistência social, terapia familiar e de doze passos. Conta com equipe especializada nas áreas citadas e todos os profissionais tem especialização em dependência química.